sexta-feira, 5 de outubro de 2018

SEVERINO LIMA JÚNIOR


Aos 12 anos, Junior começou a trabalhar no lixão de Natal vendendo ‘din-din’ e começou a notar que os catadores estavam ganhando dinheiro, foi aí que resolveu virar catador.
“Eu catava lixo de manhã, depois ia para a escola, mas não contava a ninguém que eu era catador de lixo”, fala Junior da vergonha em se assumir catador, “pois não era muito bem visto na época”.
Ele trabalhou no lixão até os 18 e quando concluiu o ensino médio, resolveu realizar seu sonho em entrar nas Forças Armadas, mais especificamente na Aeronáutica. “Quando foram me cadastrar na Aeronáutica perguntaram o que eu fazia, disse que era catador, mas eles colocaram autônomo”, relata Junior que serviu por três anos à Aeronáutica.
Junior só foi voltar ao lixão quando em 99 a Unicef criou o programa Criança no Lixo,Nunca Mais, e para se adaptar ao programa das Nações Unidas, a prefeitura de Natal resolveu fechar o lixão.
Em Natal, existe  a Associação de Catadores de Material Recicláveis (Ascamar), fundada por Severino Lima Junior, em 17 de abril de 1999, que se tornou o primeiro presidente e porta-voz dos catadores.

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis


ASCAMAR
A ASCAMAR (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis) foi fundada em 17 de abril de 1999, com a finalidade de congregar os catadores a difundir a sua importância e resgatar a sua cidadania, ajudando a erradicação do trabalho infantil.
Crianças que hoje estão no Núcleo Social de Cidade Nova - que coíbe o retorno das crianças a Área de Disposição Final de Cidade Nova -, também contam com o apoio e a participação da ASCAMAR e da Urbana.
Em uma pesquisa realizada entre os catadores, foi constatado que 20% moram em barracos em terrenos próprios, 10% moram nas favelas, 15% pagam aluguel, 5% em casa de parentes e 50% tem casa própria de alvenaria.
O objetivo principal da ASCAMAR, é erradicar o trabalho infantil nos lixões, dar condições de trabalho digno aos catadores e organizá-los em cooperativas ou associações.
Mensalmente 8,7 toneladas de resíduos com potencial de reciclagem são levados para a Associação, onde é feita a triagem do material, a prensagem e finalmente a comercialização.
Quem estiver interessado em fazer doações para a ASCAMAR é só ligar para o número 232-8812 e falar com Júnior presidente da Associação.

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 80 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS, TOTALMENTE NORTE-RIO-GRANDENSE - STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN